quarta-feira, 18 de julho de 2012

O caos nosso de cada dia - Conscientiz[ação]


Marcilane Santos


Você já parou para observar as cidades brasileiras? Já percebeu o quanto nosso planeta sofre? Já tentou ajudar o próximo de alguma forma? Você cuida de sua saúde? Se sua resposta foi não para algumas das perguntas acima, está na hora de rever seus conceitos.

A cada dia que passa, enfrentar o trânsito das grandes cidades torna-se cada vez mais difícil. O número de veículos cresce a cada dia, e com o entupimento de nossas estradas, aumenta também o nível de estresse da população que enfrenta o trânsito diariamente, além de aumentar o índice de poluição do ar; o que implica em graves doenças respiratórias. Você pode até já saber de todas essas informações, mas o que você faz para mudar esse quadro?

Nosso planeta é quem mais sofre com nossas ações. Todos os dias nós poluímos, todos os dias desmatamos, todos os dias saímos de casa nos importando somente com nossos umbigos. Eu particularmente fico indignada quando vejo alguém jogar lixo pela janela do carro no trânsito, por exemplo. Será que um cidadão não pode guardar o lixo em seu carro pelo menos até chegar em casa e depositá-lo em local adequado? Por esses e outros motivos ocorre um alto índice de alagamentos e enchentes em nossas cidades.

Nós mesmos causamos esse transtorno. Nós mesmos contribuímos para o entupimento dos esgotos com o lixo que jogamos nas ruas e avenidas. Sinceramente, o ser humano tem de melhorar, e muito! Não se pode pensar em progresso se não deixarmos de lado certas ações que só prejudicam nosso planeta.

Não gostamos de conviver em meio à sujeira, porém contribuímos para tornar nosso planeta mais sujo. Você já parou para pensar em quantas pessoas sobrevivem reciclando aquilo que você chama de lixo? Você já parou para pensar que aquele papel de bala jogado fora, não é uma "besteirinha"? Pois é, se pararmos para analisar tudo de errado que fazemos todos os dias, vamos nos deparar com uma extensa lista.

Para tornar o mundo melhor, muito pouco é necessário: 

Cuidar do meio ambiente: Separar o lixo reciclável e doar a instituições de coleta seletiva ou doar a pessoas que recolhem material reciclável no bairro; andar mais vezes de transporte coletivo; não fazer queimadas; plantar árvores. Cuidar das pessoas: Amar a família; dar carinho e atenção a todos; respeitar os mais velhos; brincar com as crianças; ajudar a quem precisa da maneira que for possível; dar conselhos; ajudar uma ONG.

Viu? São muitas as iniciativas que podem ser tomadas para que o caos não impere em nossas vidas. Cabe a cada um de nós revermos nossas ações e mudá-las, mas não por obrigação e sim de coração.

Deus nos deu a capacidade infinita de amar. Então use o amor em tudo que você faz, desde os pequenos detalhes até nas coisas mais complexas, como na vida profissional, por exemplo. Ame o que você faz, ame sua família e seus amigos, ame a natureza, ame o próximo, ame a vida e principalmente ame a si mesmo! Isso certamente implicará numa enorme mudança em sua vida e na vida das pessoas ao seu redor.

[Consciência sem ação é apenas pensamento. Ponha em prática tudo de bom que você pensa!]

Marcilane Santos.

14 comentários:

  1. Ótimo texto, Marci!
    Adorei! Não basta ter vontade de melhorar o mundo, a iniciativa tem que partir de nós, sem esperar pela ação dos outros!
    Parabéns pelo blog!
    Beeijo

    ResponderExcluir
  2. Me identifiquei muito com o seu texto..Tem dias que fico maluca de ver tanto lixo espalhado pelas ruas , o desmatamento ...Sem falar nesse trânsito caótico ...Meu pai do céu , onde nós vamos parar ...
    aqui em casa faço coleta seletiva , separo o lixo orgânico e os reclicavéis...e fico inpressionada com tanto lixo que produzimos por dia ..latinha disso , saquinho daquilo, caixinhas e etc...onde vai parar tanto lixo assim ...Acho que as pessoas que vivem de coleta , reciclagem são as maiores colaboradoras para um mundo melhor e nem sempre são reconhecidas por isso ..Que pena!!
    Costumo dizer que a mudança que queremos no mundo começa por nós ..Não adianta cobrar dos outros se nós fazemos errado , os atos tem que condizer com as palavras , ter coerência..
    Detesto quem joga lixo pela janela do carro , guardo tudo no carro , ou se estou na rua coloco em minha bolsa , até achar uma lixeira ou chegar em casa , acho o fim quem joga no chão no meio da rua ..Caraca que falta de educação !!Queria saber se ele faz assim em casa tbm..
    Alguns itens que vc relacionou ,costumo fazer , não para querer ser melhor do que ninguém , mas por que me faz bem e porque quero ser uma pessoa melhor tbm e deixar como exemplo para os meus filhos ..
    Um abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você se identificou Mônica! Eu também me sinto bem ao colaborar com o meio ambiente, até porque nós precisamos muito dele não é verdade? Se fizermos um pouquinho aqui e ali, estaremos contribuindo para algo muito maior, que terá um resultado muito bom no futuro. Eu também admiro muito quem trabalha com reciclagem, são pessoas de muita coragem e determinação, pois nem todos querem fazer esse trabalho, pois pensam que é humilhante. Eu não acho, muito pelo contrário, quem trabalha com reciclagem deve se orgulhar muito disso!

      Obrigada pela participação, um abraço pra você também!

      Excluir
  3. Temos tanta informação nos dias atuais que essas coisas como lixo pelas janelas dos carros já não deveriam ocorrer.
    Seu texto nos faz lembrar, relembrar e não deixar coisas simples caírem no esquecimento.
    Beijo, boa semana pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Ana, com tanta informação, deveríamos ter revertido esse quadro, mas infelizmente não é o que acontece!

      Obrigada pela participação e pelo carinho.
      Beijo e ótima semana pra você também!

      Excluir
  4. Marcilane,
    a conscientizAÇÃO é mais do que necessária.
    Atitudes e mudanças de hábito simples fazem a diferença.
    Todo mundo pode e tem que agir!
    Gostei da postagem!!

    Abraços,
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Carol!
      Sua opinião é sempre importante.

      Ótima semana, abraços!

      Excluir
  5. Olá Marcilene!
    Eu li uma frase essa semana que diz assim:
    “O homem achou o caminho da lua. Mas até hoje não consegue achar o cesto de lixo.”
    É uma frase simples que espessa o quanto o homem evoluiu tecnologicamente e como parou no tempo para coisas tão simples e necessárias. Cadê a evolução ética e moral?

    Parabéns pelo texto.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra, concordo plenamente com o que disse!
      Muito obrigada pelos elogios sobre o texto e sobre o desenho, novidades estão por vir...aguarde! :)

      Beijo,

      Marcilane.

      Excluir
  6. Esqueci de dizer, seu desenho ficou show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu desenho é meio torto, pois sou uma completa amadora, mas tento me expressar da melhor forma possível. E já que gostou, muito obrigada mais uma vez! ;)

      Excluir
  7. Oi Marcilane!
    você é uma veraddeira artista, ficou lindo o seu desenho. Gostei do seu comentário em meu blog e de sua arte em restauração, quando precisar já sei a quem recorrer.
    Adorei o seu texto, não basta pensar, ter bons pensamentos é necessária a ação principalmente quando diz respeito à natureza que precisa para ontem que se tome as atitudes mais pontuais. A natureza dá seus sinais de insatisfação, mas o homem não entende.
    Beijinhos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou do desenho e do texto Valéria!
      Fico muito feliz. Receber comentários positivos é sempre bom, mas se vierem críticas também as receberei com zelo!
      E sobre a restauração, pode contar comigo sim viu.

      Obrigada pela participação e pelos elogios.
      Beijos e uma linda semana pra você também!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...