quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Vale a pena relembrar ...





Lembram que eu disse na postagem de comemoração de um ano de blog, que eu pretendia relembrar postagens mais antigas durante esta semana? 

Pois bem, para iniciar esse momento recordação (rs) postarei uma crônica aqui no blog, e também indicar o link de uma postagem passada. Espero que gostem!

  • Crônica:

O encontro de diferentes mundos

http://thumbs.dreamstime.com

A cena passa-se numa escola de ensino médio. No corredor há jovens com 17 anos de idade em média. Muitos conversam, outros ouvem músicas, alguns paqueram... Estão no intervalo.
Após algum tempo, uma senhora chega à escola e anda na direção dos jovens. Ela tem cabelos brancos, usa um longo vestido, traz uma enorme bolsa no ombro direito, calça sapatilhas e ouve música nos fones de ouvido de seu celular.
Os jovens ficam perplexos ao vê-la. A senhora finge não perceber nada e continua andando. Certamente teria ido resolver algo na diretoria do colégio.
Após a passagem da senhora, iniciam-se os comentários:
- Você viu? Caramba ela tava escutando música no fone!
- Será que essa coroa sabe mesmo mexer na bagaça daquele celular?
- Coroa? Coroa nada mano. Ela deve ter uns 70 anos já! É uma velha mesmo!
O momento de alvoroço acaba e os jovens continuam fazendo o que antes faziam... Conversam, ouvem músicas, paqueram... O intervalo ainda não havia acabado.
Passam-se alguns minutos e a senhora está de volta. Certamente já tinha resolvido tudo. Por um momento ela para, vasculha sua enorme bolsa e de lá de dentro, retira seu tablet. Com uma cara de reprovação e uma voz meio trêmula ela indaga:
- Nossa! Será que a Cristina me enviou outro e-mail? – Aquela garota não consegue mesmo fazer nada sem mim! Ai, ai... Netos!
A senhora aproxima-se de um banco e senta-se para responder ao suposto e-mail.
A plateia de alunos abismados para novamente. Alguns deles cochicham: - Será que ela sabe mexer no tablet também? – Essa é boa, só quero ver!
A senhora verifica o e-mail de sua neta Cristina que estava com dúvidas sobre um trabalho escolar e precisava da ajuda da avó.
A senhora responde detalhadamente ao e-mail da neta, coloca seu computador de volta na bolsa, dá uma olhadinha básica no espelho e levanta-se.
Um dos rapazes cria coragem e pergunta de maneira tosca, o que todos ali gostariam de saber:
- Ei coroa! A senhora sabe mesmo mexer nesses trecos que leva pra cima e pra baixo?
E a senhora sem hesitação, responde: - Claro meu bom jovem. A tecnologia está ao alcance de todos. Sou uma coroa, como você diz, com muito orgulho. Mas não vou negar, sou moderna e vivo antenada em tudo que acontece.
O rapaz ainda intrigado retruca:
- Não posso acreditar no que estou ouvindo!
E a senhora dando-lhe umas tapinhas no ombro, fala:
- Rapaz você ainda tem muito que aprender. Velhice não é sinônimo de limitações. Nós somos seres capazes de aprender e nos adaptar a várias coisas em qualquer fase de nossas vidas; mesmo quando se trata do mundo virtual.
- Agora me diga meu bom jovem, quem aqui tem a mentalidade mais velha e careta? Eu, que com tantos anos de vida consegui me adaptar a este mundo virtual e jovem, ou você que é jovem, mas que se limita a um pensamento tão ignorante e antigo?
O rapaz, vendo que não tinha mais o que falar, ficou apenas calado diante o discurso daquela senhora.
A senhora apenas vira as costas para o rapaz e continua andando.
O sinal toca, e todos retornam cabisbaixos, à sala de aula.

 Marcilane Santos.

http://4.bp.blogspot.com












Deixo aqui um forte abraço a todos. Saúde e paz sempre! ;)

10 comentários:

  1. Marcilane, muito bem colocada essa sua postagem. Derruba muitos preconceitos em relação à "melhor idade". Eu mesmo conheço diversas "velhinhas" antenadas assim. Fazem trilhas em finais de semana que muitos "idosos" de 15 ou 16 anos não conseguem acompanhar.
    A gente é o que se passa em nossa cabeça, não é mesmo?
    Adorei a sua postagem
    Beijo no coração **

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Manoel. Gostei do que você disse: "A gente é o que se passa em nossa cabeça." E é verdade mesmo!
      Que mais preconceitos que rondam a cabeça de nossos "jovens" sejam quebrados!

      Beijos** ;)

      Excluir
  2. E esta cena será cada vez mais comum! Que maravilha iso.
    Adorei seu texto. Criatividade e sensibilidade.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ana, está cada vez mais comum e a escolha de cada um deve ser respeitada.
      Obrigada pela visita!
      Beijos.

      Excluir
  3. Boa tarde amiga, vim agradecer sua presença amiga lá no meu cantinho. muito obrigada!
    tenha uma linda tarde abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ahh por nada Maria Alice. Passarei lá sempre que possível!
      Agradeço a sua visita!

      Beijos e uma ótima tarde para você também.

      Excluir
  4. Oiee (^_^) amiga nossa eu gostei muito, isso sim é prova que a velhice não é sinonimo de limitação, mas também temos que saber que tem caso que msm os mais velhos colocam na cabeça que não capazes, que não conseguem usar essas novas tecnologia e é sempre bpm saber que nem todo mundo pensa assim ...
    RaQuEl SantOs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Raquel, muito bem colocado. Há pessoas que limitam-se a si próprias e muitas vezes nem são da terceira idade. Eu digo por experiência própria; vários ex-alunos meus com idade entre 40 e 50 anos achavam que eram incapazes de aprender informática nessa idade e, no decorrer do curso, perceberam que estavam enganados. Aprenderam muito e saíram de lá bastante satisfeitos.

      Obrigada pela participação!
      Beijos no coração**

      ;)

      Excluir
  5. Oi Marcilane!
    Nooossa menina que texto atual e reflexivo!
    É, este é o sonho de consumo de todas nós, ser uma velhinha sempre antenada.rssss
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Val!!
      Muito obrigada.
      É verdade, todas nós gostaríamos de viver nossa velhice assim!
      Tenhamos esperança. rsrs

      Beijos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...